quarta-feira, maio 24, 2006

Grindie

Não sou fã de grime, muito menos daquilo a que se chama indie neste contexto, mas grindie é a melhor coisa do ano. Não sei há quanto tempo existe, só tomei conhecimento com esta prática de misturar o melhor dos dois mundos recentemente. Alterar o pitch, adicionar umas batidas e umas rimas podia parecer banal, mas não soa a nada disso. Como a malta do grime não é obcecada com a história, com a validade musical, com a pretensão e o caraças de seguir regras, estas coisas soam sempre urgentes e genuínas e livres. "Livre" no sentido de não se saber onde as coisas vão parar, de não se poder conter isto de forma nenhuma, sei lá, como me parece a guitarra do Ali Farka Touré no princípio do Talking Timbuktu - não tem nada a ver, mas vem-me sempre à cabeça quando penso em coisas que não podem ser contidas de forma nenhuma, tal é a sua urgência. Saiu assim porque é assim que as coisas saem, fez-se e pronto.
Gosto, por exemplo, dos exemplos mais mainstream saídos do grime, como o Kano ou o Dizzee Rascal, mas nunca tive muita vontade de aprofundar a cena toda (é demasiado extensa/não me atrai assim tanto), mas parece-me um movimento actual e válido, como o funk de favela, ou kuduro (apesar de odiar isto, parece que algo como os Buraka Som Sistema ou assim tem muito de válido, tanto que convenceram o Diplo - ultra-fã destes movimentos de rua ultra-chungas - a aprofundar esta cena) ou o que quer que seja, com as pessoas no meio da rua a fazerem música como sabem, sem ter qualquer conhecimento musical, sem provavelmente ter ouvido quantidades industriais de música, só para pôr as pessoas a dançar ali no meio. Parece um bocado isto, o grindie. Os Interpol ou os Bloc Party ou os Strokes ou essas bandas todas pensadíssimas ao pormenor (sem juízos de valor, até gosto das três bandas, moderadamente da do meio e um bocado mais das outras duas) juntas com os Blondie ou os TV on the Radio ou sei lá mais o quê numa das coisas mais cruas e puras que pode haver. E as festas parecem ser demasiado divertidas para ser verdade.
O grindie é a playlist do Incógnito mas em bom.

1 comentário:

O Puto disse...

O rótulo alternativo ou indie colado a alguns géneros chega a assustar-me. Desde o country ao grime e agora o kuduro. Não me admira nada que inventem o indie-pimba.