segunda-feira, março 30, 2009

Festival Alternativo da Canção

Era uma óptima ideia e a execução foi ainda melhor.
Nem todas as canções eram boas. O Jel venceu e continua a não ter piada. E a coisa toda do cantautor de intervenção não tinha piada originalmente. Tem ainda menos. Mas a corda continua a ser esticada. Bem, ao menos não há "tiriri" para irritar ninguém. E a canção não é assim tão . Daquelas todas é a melhor para tocar nas escadas de Moscovo.
A cerimónia foi incrível. Antes de começar vi o Armando Gama – cantou cinco canções – a estacionar o carro. Não chegou com a Valentina Torres. "Querida, conseguiste arranjar lugar?" Eles falam mesmo assim entre eles. Pensavam que ninguém estava a ouvir. Mas eu estava. Ele tinha um fato branco. Vi-o na casa-de-banho mesmo antes de entrar em palco. Foi um momento magnífico.
O grande serviço que o Fernando Alvim fez ao Festival da Canção não foi só pôr Portugal a ganhar um. Não. Foi pôr Portugal a ter um outra vez. E foi também dar àquela gente – Eládio Clímaco, Serenella Andrade, Armando Gama, Valentina Torres, Helena Coelho, etc. – a oportunidade de regressar ao Festival da Canção, que não existe há anos. E eles foram feitos para ele. Pode ser uma piada para os outros, com nostalgia e RTP Memória pelo meio. Mas para eles é meio a brincar e meio a sério. A genuína felicidade que tinham nos olhos e sorrisos deles é impagável.
Deliberadamente, a cerimónia estava cheia de falhas. A Serenella e o Eládio tropeçavam nos fios, era preciso encher chouriços – "como dizemos na televisão", dizia o Eládio num improviso sobre montar um piano para o Armando Gama tocar duas canções, uma delas era "Let it be" dos Beatles –, o modo de votação do júri não estava bem decidido – ver um B. Fachada irado a chamar o Alvim à razão ou uma Helena Coelho completamente bêbeda a não querer sair do palco enquanto não fosse feita a sua vontade foram momentos muito estranhos – e houve problemas no som – instrumentos não davam, faixas pré-gravadas começavam do início, etc.
Isso contribuiu muito para o sucesso da coisa. Que teve imensa piada. Ou, pelo menos, que me fez rir. Não pelos textos a puxar à piada que os apresentadores liam. Pelos concorrentes. Do tipo assustador a cantar sobre o Natal dos Hospitais ao miúdo a cantar uma canção de amor a cappella – levou o prémio de consolação. Pelo ambiente. Pela coisa toda. Pelos que levavam a sério. Pelos que não levavam. Por dar vida àquela gente. Um pouco como o The Wrestler e o East Bound and Down. Por, naquela noite, fazer muita gente que vive e respira o Festival da Canção feliz. Porque ele já não existe e, durante umas horas, foi como se existisse.
E a cara de Fernando Alvim, pelo meio, como uma criança que pensavam "eu tive uma ideia e deixaram-me fazer e isto e aqui estamos, não posso acreditar." Agora é esperar para ver o Tozé Brito – que não se mostrou lá muito entusiasmado durante a cerimónia – no topo da Estátua do Marquês.

Sem comentários: