domingo, agosto 07, 2011

Falling and Laughing

There is truly nothing more important than comedy. Well, that may be an overstatement. There are a few things more important than comedy but they aren’t funny. Until we make them funny. - Marc Maron, no final do discurso de abertura do Just For Laughs

Quando fui ver o Bridesmaids a um visionamento de imprensa com um amigo meu, partimo-nos a rir tão alto que, na fila da frente, um tipo e uma tipa que riam pouco, perguntaram por que é que estávamos a rir tanto. "Não tem assim tanta piada", disseram. Passo uma boa parte da minha vida em transportes públicos ora a ler ora a ouvir podcasts (muitos deles são episódios do WTF?, do supra-citado Marc Maron) e a tentar conter o riso para não parecer uma pessoa ainda mais estranha do que sou na vida real. Quando vou ao cinema e estou a ver algo hilariante, rio alto. Se não o fizer ali, onde raio é que o farei?
Porque, tal como o Maron, acredito que não há nada mais importante na vida que a comédia. Seria muito complicado para mim viver sem metade das séries, podcasts, vídeos e filmes que fazem parte da minha vida e, porra, sem me rir com elas. Quando falo delas é só porque quero partilhar o meu entusiasmo com o mundo. Não é namedropping, é apenas falar do que mais me interessa. Fora de merdas, a comédia é para mim uma das coisas mais importantes do mundo. É por isso que fico possesso quando vejo más traduções de óptimos filmes, que me insurjo contra a falta de piada da maioria dos cómicos portugueses que só fazem as piadas mais óbvias do mundo, que uma parte de mim morre cada vez que ouço as canções humorísticas feitas a martelo do Vasco Palmeirim ou que fico com vergonha alheia sempre que vejo salas cheias em silêncio a assistir aos skits ofensivamente maus com o Luís Franco-Bastos que passam antes de alguns filmes. Não é má vontade, é apenas vontade de rir e que isso seja tratado com dignidade e o respeito que merece em Portugal, algo que nunca acontece.
Não estou a fazer muito sentido, mas tudo o que eu quero na vida é que haja momentos que me façam rir tanto quanto este, que tem provavelmente uma das minhas citações cómicas favoritas de sempre* e da qual me lembro vezes sem conta:



E acredito que as pessoas que mencionei sejam excelentes seres humanos e é óptimo se conseguirem sequer fazer uma pessoa rir no mundo, porque rir é mesmo importante, mas acredito plenamente que não é com um gajo a imitar vozes (na perfeição ou não) que se vai lá.

* "Yes, it's true. This man has no dick."

Sem comentários: